No mês da Consciência Negra, Fetamce realiza debates nos municípios



 


Diante de período de tanto retrocesso, a Secretária de Combate ao Racismo da Fetamce aponta ações especiais nesse Mês da Consciência Negra, através do projeto “Trabalhadores Negros/as: Identidade, Luta e Axé”. O objetivo é organizar debates nos municípios para entender como resistir e mostrar quem são os mais atingidos com a retirada de direitos, duramente atacados através da legalização da terceirização sem limites, da retirada de programas sociais e de acesso à cidadania e o desmonte dos direitos dos servidores públicos através da PEC 241 e do PLP 257.


 


“Precisamos criar calendários de ações de combate ao desmonte das políticas públicas. Quais direitos que estão sendo retirados que mais atingem os servidores públicos e seus recortes (negros, mulheres, LGBTs, jovens)? É necessário organizar atos públicos nas cidades, provocar encontros periódicos com os movimentos Sociais para unir forças e debater as ações racistas, homofóbicas,  misóginas e machistas que atingem todos os recortes sociais. Desejamos muito Axé para todos e todas e vamos construir a Resistência do Axé no Serviço Público Municipal, especialmente neste 20 de novembro, dia da consciência negra”, afirma Ninivia Campos, secretária de combate ao racismo da Federação.


 


Os debates que integram o projeto já tiveram início na cidade de Caucaia, no dia 9 de novembro, que reuniu servidores de diversas categorias. Já no dia 17, foi a vez da cidade de Crateús receber a discussão, também envolvendo trabalhadores do serviço público municipal. No dia 19, o Sindicato de Servidores de Barreira trouxe seus sócios para a roda de conversa comandada por Ninivia Campos.


 


Nos próximos dias, mais cidades receberão o projeto. A agenda segue sendo construída. Já está agendado o encontro de Iguatu, no dia 2 de dezembro, a partir das 8h30, na Câmara Municipal da localidade. No dia 25 de novembro, a convite da Confetam, Ninivia palestra para os servidores do Rio Grande do Norte, na Câmara Municipal de Areia Branca (RN), às 8h.


Fonte: Fetamce

DEIXE UM COMENTÁRIO