Marcia Tiburi fala sobre democracia e fascismo em Fortaleza

A professora de Filosofia, artista plástica e escritora Marcia Tiburi volta a Fortaleza no dia 16 de maio para realizar a Palestra “Democracia e Fascismo – Desafios e Perspectivas para o Brasil”. O evento é aberto ao público e acontecerá a partir das 18h30, no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Av. Treze de Maio, 2081, Benfica.

A atividade é fruto de parceria entre o Conselho Regional de Serviço Social da 3ª Região/CE, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e o Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE). Na oportunidade, também será realizado o lançamento da IX Marcha dos Servidores Municipais do Ceará, que este ano leva o tema: “Em defesa da democracia e dos serviços públicos frente à criminalização dos que lutam”.

Marcia Tiburi

Autora de obras como “Como conversar com um fascista” e “Ridículo Político – Uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto”, Marcia disseca os personagens e as manifestações contemporâneas. Nos livros, a escritora faz reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro, com o crescimento do discurso fascista, e expõe a cadeia de fenômenos que, na sua visão, colocam a democracia em risco.

A filósofa tem percorrido o país também criticando os episódios que levaram a retirada de Dilma Rousseff do poder e colocando-se contra os retrocessos do governo Temer. Em suas manifestações, discorre sobre a necessidade de “barrar o ódio disseminado na sociedade”, contra as mulheres, contra os negros e contra a classe trabalhadora.

Marcia se juntou ainda ao grupo de intelectuais brasileiros que têm repudiado a prisão do ex-presidente Lula, encarcerado desde o dia 7 de abril, em Curitiba (PR). “A sua prisão vai ser um ato de violência radical à Constituição e ao sentido do Direito e da Justiça. Vamos pensar na presunção de inocência, porque hoje é Lula e amanhã pode ser você”, disse ela em ato em São Bernardo do Campo na véspera da detenção do petista.

Serviço:

Palestra “Democracia e Fascismo – Desafios e Perspectivas para o Brasil”, com Márcia Tiburi
Quando: quarta-feira, 16 de maio, às 18h30
Onde: Auditório do IFCE (Av. Treze de Maio, 2081, Benfica – Fortaleza)
Gratuito


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO