Homenagem ao dia do trabalhador! Servidores Municipais Unidos!


 


A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE) homenageia a cada trabalhador deste país, especialmente aos mais de 5 mil servidores municipais brasileiros, que tornam a vida em nossas cidades possíveis!


 


Nós cumprimentamos a todos e todas os trabalhadores e as trabalhadoras do serviço público municipal do estado do Ceará neste 1º de Maio de 2013, mais uma vez podemos constatar que se mantêm profundamente os dilemas históricos da relação entre capital e trabalho, empregador e empregado, seja ele o ente público ou privado. Mesmo nos governos populares, as insurgências sobre a classe trabalhadora persistem.


 


Nós servidores dos municípios somos o grupo que mais cresce em organização e que vem comprovando que através da luta cotidiana podemos implementar saborosas vitórias.Chegamos a 146 municípios no Ceará e fazemos, todo ano, as maiores campanhas salariais do movimento sindical dos trabalhadores municipais. Com essa energia iremos enfrentar as tentativas de desregulamentação de nossa classe, como no caso da judicialização de nossos movimentos de greve, e a subvalorização das profissões e das relações trabalhistas que são perseguidas pelos gestores, que acabam por ampliar o estado de desigualdade e injustiça social.


 


A preservação e ampliação dos direitos dos trabalhadores no Brasil e no mundo (ao contrário do que vem sendo feito a servidores em vários países) é bandeira de luta que requer o protagonismo e a solidariedade dos que clamam por melhores condições de vida e por uma outra perspectiva de sociedade que não a barbárie da fome, da miséria, da violência e da exploração, que subjugam a dignidade humana.


 


Os executivos municipais têm que entender de uma vez por todas que a valorização do trabalhador é uma responsabilidade púbica e dever do estado, sendo uma questão constitucional. Este sujeito deve ter condições de exercer suas atividades laborais pleno em diretos e se reconhecer cidadão. Todos esses requisitos são pressupostos para que o município também possa oferecer um serviço público de qualidade, outra responsabilidade do Estado. Um bom serviço público é condição para assegurar à sociedade o direito fundamental de acesso à cidadania. 


 


Nós servidores temos essa tamanha responsabilidade social, mas infelizmente, temos como contrapartida patronal o arrocho salarial, a superexploração do trabalho e o desrespeito a direitos básicos das categorias que se organizam no funcionalismo público. Não aceitemos isso, companheiras e companheiras, e estejamos unidos na batalha diária de defender o trabalho decente.


 


As lutas pelo cumprimento do Piso Salarial Nacional do Magistério, o respeito às profissões, o atendimento do salário mínimo universal, o estabelecimento e a valorização de planos de carreira, o combate às práticas antissindicais de demissão e/ou afastamento de dirigentes, bem como o combate à crescente violência contra servidores, protagonizadas por ações de assédio moral, são todos alvos de nossa batalha.


 


Companheiros e companheiras, temos muito a conquistar. Avante, que a hora do trabalho decente é agora!


 


Enedina Soares


Presidenta da FETAMCE


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO