Lançando Campanha Salarial 2020, Encontros Regionais iniciam por Umirim

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) iniciou ontem, 16 de novembro, na cidade de Umirim os primeiros Encontros Regionais de Organização Sindical de 2020.

A Regional Itapipoca foi a primeira contemplada com o evento que lança junto aos sindicatos filiados na sub-representação da entidade as propostas da Campanha Salarial deste ano, que carrega o slogan: A Esperança Tá na Rua – É tempo de derrotar o neoliberalismo e defender o serviço público.

A atividade, que é coordenada pela presidente da Fetamce, Enedina Soares, contou com a participação de 11 sindicatos, que representam 13 cidades, sendo elas Cruz, São Luís do Curu, Jijoca Jericoacoara, Itapipoca, Tururu, Uruburetama, Acaraú, Apuiares, Itapajé, Bela Cruz, Itarema, Pentecoste e Umirim.

Além de debater o referencial da mobilização por direitos nas negociações salariais deste ano, as organizações integrantes da Federação foram provocadas a avaliar o desfecho da Campanha Salarial 2019.

Acompanhe a agenda de encontros, que, ao final, percorrerá dez macrorregiões do Ceará:

Data

Regional

Local

16/01

Regional Itapipoca

Umirim

20/01

Regional Sobral

Santa Quitéria

21/01

Regional Ibiapaba

Tianguá

22/01

Regional Crateús

Crateús

28/01

Regional Sertão Central

Boa Viagem

03/02

Regional Maciço

Baturité

04/02

Regional Metropolitana

Fortaleza

05/02

Regional Jaguaribe

Jaguaribara

06/02

Regional Iguatu

Icó

07/02

Regional Cariri

Caririaçu

Como de praxe, as atividades contam com a análise da conjuntura politica e econômica do país e o impacto nos municípios. Foram debatidas as propostas que estão no Congresso Nacional das reformas sindical, administrativa e tributária; realizado um balanço do primeiro ano do governo Bolsonaro, que impôs uma série de retrocessos para a classe trabalhadora, a exemplo da reforma da Previdência, das diversas Mas que promoveram mini-reformas trabalhistas e das privatizações; análise de como está o fluxo de repasses federais; e perspetivas para o financiamento da educação e da saúde, com as ameaças de restrições ao Novo Fundeb e à manutenção do atual formato do Sistema Único de Saúde (SUS).

Rosilene Cruz, técnica do Dieese e responsável pelo debate conjuntural, avalia que sob a alegação de crise econômica e inchaço do serviço público, o Governo Bolsonaro, com seus aliados no Congresso, no Capital e em instituições como as igrejas e o Exército, promove o desmonte do Estado, que é pautado na minimização do serviço público e em medidas para reduzir a sua expansão.

A especialista lembra que, diante de propostas como a Reforma Sindical, é de muita importância a realização neste momento de campanhas de filiação de sucesso, devido à questão da representatividade das entidades sindicais, que será pelo número de filiados. Entre as proposições do texto, está obrigação de que o sindicato tenha pelo menos 50% dos trabalhadores da base sindicalizados.

O evento abriu espaço ainda para o informe sobre a elaboração da Plataforma das Eleições 2020, que será criada pela Fetamce e apresentada aos candidatos nas eleições municipais deste ano.

Por fim, Emanuel Lima, Secretário de Administração e Finanças da CUT Ceará, apresentou no encontro resolução de quitação da CUT, voltada para facilitar o pagamento de dívidas de sindicatos com a central.

Confira imagens do evento:


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO