Fundado em 31 de março de 1990 por uma comissão provisória composta: Walmair Gonçalves de Oliveira (in memória), Francisco Holanda Lavor Filho e Irenice Barros Cruz, sua primeira diretoria ficou assim constituída: Presidente – José Calixto Sobrinho; Vice – Presidente – Walmair Gonçalves de Oliveira; 1° Secretario José Corací da Rocha; 2ª Secretária Joselita Ferreira de Araújo; 1° Tesoureira Irenice Barros Cruz e 2ª Tesoureira Artemiza de Melo Alves. Na trajetória destes 20 anos, passaram pela presidência do referido sindicato, além do Sr. José Calixto Sobrinho: Walmair Gonçalves de Oliveira, José Leal Neto, Francione Leandro Viana Norões, José Maurílio Felício Marques, Augusto Mauricio de Alencar, Francisco de Matos Junior (dois mandatos), Franci da Silva e novamente o professor e radialista Francisco de Matos Junior que foi eleito no processo eleitoral do dia 27 de fevereiro de 2009.
A partir do ano 2000 o sindicato teve um avanço histórico de lutas e conquistas: resgatou a credibilidade junto aos servidores públicos, aumentando assustadoramente o quadro de associados que até então, era de 280 para aproximadamente, 1.000 sócios; conseguiu a aprovação dos Planos de cargos e Carreiras da Magistério e dos demais servidores, assegurando diversas vantagens para os servidores. Realizou a reestruturação administrativa dentro do sindicato, instalou uma sede com uma infra-estrutura digna com sala para executiva, secretaria, tesouraria e assessoria jurídica, promoveu diversas assembléias, seminários encontros com o objetivo de informar, valorizar e capacitar seus associados.
Fatos que marcaram a história de luta do sindicato entre os quais podemos destacar:
· Bloqueio das contas da prefeitura para pagamento dos salários em atraso;
· A luta pelo Concurso Público;
· Campanha Salarial anual visando a reposição das perdas salariais e assegurar as conquistas dos servidores;
· Participação do SINDSMCRATO na FETAMCE (Federação do Trabalhadores do Serviço Público Municipal do Estado do Ceará);
· Transparência nas ações administrativas e financeiras do sindicato junto ao associado;
· Triplicou o patrimônio do sindicato, com aquisição de bens e imóveis em destaque para a compra da sede própria;
· Recebimento da Carta Sindical pelo Ministério do Trabalho e Emprego;
O SINDSMCRATO, através da sua gestão “Ninguém Conquista Sozinho”, sempre acreditou na possibilidade em lutar em defesa dos interesses dos seus representados. E não abre mão da ascensão funcional do Magistério e dos Servidores Municipais, organização da guarda municipal, banda de música, pessoal da saúde, motorista e demais categorias, principalmente pela insalubridade dos garis e demais servidores que trabalham em áreas insalubres.
Fonte: Fetamce