Na última terça-feira (05/08), representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Marco (SindMarco) participaram de uma reunião com o prefeito Rogério Neto e membros da equipe executiva da gestão para discutir demandas pendentes da categoria.
O encontro contou com a presença do prefeito Rogério Neto, do Secretário de Finanças Hernane e do assessor Roberto, representando o Executivo. Pelo SindMarco, participaram integrantes da Diretoria Executiva, Iery Nóbrega, Maria Socorro Silveira e Cristina Macêdo, além de representantes da Comissão das categorias do serviço público municipal: Ana Maria, Cileya, Conrado, Galdêncio, Meirinha, Robson e Taina.
Vale destacar a ausência do Secretário de Saúde e da Secretaria de Educação, que tradicionalmente participam dessas reuniões. As pautas abordadas referem-se a reivindicações apresentadas ainda na primeira reunião realizada em 26 de fevereiro de 2025, com foco nos reajustes salariais e na atualização das carreiras.
Entre os resultados apresentados pelo Executivo, foi anunciado um reajuste geral de 7% para os servidores que recebem acima do salário mínimo, conforme previsto na Lei 320/2020. Para as Técnicas e Auxiliares de Saúde Bucal, foi concedida uma gratificação mensal no valor de R$500,00. Ainda foi proposta a equiparação dos salários-base entre essas categorias, beneficiando as auxiliares que recebiam apenas o salário mínimo, que agora passam a receber o mesmo valor que as técnicas e, consequentemente, também terão o reajuste de 7%.
No entanto, a reivindicação de reajuste para as Secretárias Escolares e Cuidadoras foi rejeitada, não havendo avanço para essas categorias. Outro ponto de preocupação foi a falta de propostas relativas à atualização do Quadro da Carreira do Magistério. O SindMarco reforçou os impactos negativos da ausência dessa atualização na carreira dos servidores, e a servidora Cileya expôs um caso concreto para ilustrar o problema.
Também não houve avanço na pauta sobre aumento das gratificações para Diretores e Coordenadores Escolares, com a prefeitura informando que não haverá reajustes nesse item.
Sobre a isonomia nos repasses da complementação do Ministério da Saúde para a enfermagem, a equipe do Executivo não soube fornecer esclarecimentos no momento e se comprometeu a consultar o auditor Elvio para posterior retorno.
A revisão salarial para o cargo de Agente Tributarista, prometida para janeiro de 2025, também não foi realizada até o momento.
Por fim, quanto ao concurso público, a prefeitura informou que há um compromisso junto ao Ministério Público para lançar o edital em dezembro, mas ainda não há uma data definida para a publicação do edital.
O SindMarco reafirma seu compromisso com a luta pela valorização dos servidores e seguirá acompanhando o andamento dessas pautas para garantir os direitos da categoria.