Secretário da Fetamce participa de seminário “Brasília na Rota dos Escravizados”

Nos dias 24 e 25 de julho, o secretário de Combate ao Racismo da Fetamce, Regis Pires, participou do Seminário Internacional “Brasília na Rota dos Escravizados”, realizado no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. O evento contou com uma programação diversificada, incluindo a parceria entre o Ministério da Educação, a Fundação Palmares e a UNESCO.

Durante o seminário, foi apresentado o Plano Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). Além disso, foram lançados os livros da UNESCO/MEC “África e suas Diásporas – História Geral da África – Volume 10” e “Brasil – África: Histórias Cruzadas – Ensino Fundamental I e II”. O evento foi encerrado com uma visita à Comunidade Quilombola Mesquita.

O secretário destacou a importância do mapeamento dos lugares de partida no continente africano e das memórias dos locais de chegada no Novo Mundo, hoje conhecidos como Brasil. “Essas memórias são marcadas pela luta e resistência, além das contribuições dos africanos na formação da sociedade brasileira. A história não se resume apenas à exploração do processo escravista ensinada nas escolas, mas também às técnicas e conhecimentos trazidos pelos ancestrais africanos”, destacou Régis.

“Através do conhecimento, podemos reconstruir e apresentar essa historiografia”, afirmou o secretário. Ele destacou ainda o compromisso da Fetamce em dialogar com os sindicatos de base para promover uma melhor compreensão e valorização dessa história.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO