Neste mês em que se comemora o dia dos servidores públicos, celebrado em 28 de outubro, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) realiza a mobilização “Outubro de Lutas – Em defesa dos servidores e dos serviços públicos municipais”.
A entidade orienta aos sindicatos filiados para intensificar a luta dos servidores municipais contra o retrocesso e contra o desmonte do Estado brasileiro, criando agendas municipais de luta e resistência.
Conforme deliberação da diretoria da Federação, reforçada no planejamento estratégico da entidade, aos sindicatos que forem realizar confraternizações, é orientado que criem espaço para tratar da conjuntura atual para os servidores públicos, onde está em curso a destruição dos direitos.
Segundo Enedina Soares, presidenta da Fetamce, diante do cenário posto, a única alternativa para barrar as contra-reformas, é sair às ruas. “Só tem uma forma de colocar o Temer para fora e derrotar essas reformas, é o povo indo para as ruas. Nós, servidores municipais do Ceará, deliberamos continuar construindo o processo de unidade da classe trabalhadora e pela necessidade de uma disposição para a luta”, disse.
“O desafio é ampliar a defesa dos serviços públicos. É mostrar que, diferente do que pensa o governo, não estamos defendendo os ‘nossos privilégios’, mas sim defendendo os interesses da população. Essa tem que ser a nossa principal bandeira: defender os serviços públicos e os direitos dos trabalhadores”, defende a secretária de organização da Federação, Ninivia Campos, no mês em que a Reforma da Previdência pode entrar na pauta do Congresso Nacional.
Conforme Ninivia, é meta do mês também intensificar a Campanha Nacional pela Anulação da Reforma Trabalhista, que vai coletar 1,3 milhão de assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que propõe a revogação da Reforma Trabalhista de Temer, prevista para entrar em vigor no próximo dia 11 de novembro.
Confira a agenda geral do Outubro de Lutas, que contará ainda com atos nos municípios e na regionais da Fetamce no Ceará:
05/10 – Lançamento da 8ª Marcha Estadual dos Servidores Municipais do Ceará e da 2ª edição do livro “A Constituição como Simulacro” do Dr. Luiz Moreira, às 14h na Assembleia Legislativa do Ceará;
16/10 – Confetam realiza Seminário Nacional: “Desafios e Perspectivas do Financiamento da Educação Brasileira” e Seminário Nacional: “Os Impactos da Reforma da Previdência no Serviço Público”;
16 a 22/10 – Jornada Nacional contra Aprovação da Reforma da Previdência – Data marcada para o processo de votação da Reforma da Previdência no Congresso. Proposta de realizarmos atividades, atos, ocupações no maior número possível de municípios brasileiros, fazendo trabalho de base, explicando a gravidade da reforma da previdência nas bases, usando as rádios, panfletos, e pressionando nas prefeituras, câmara de vereadores, paroquias, etc. Quem puder ir nas capitais, deve ir nas assembleias legislativas pressionar os deputados estaduais, para que pressionam seus federais. no dia da votação ou um dia prévio a votação da previdência, há duas propostas sendo construídas pelo movimento sindical: a) Realizar novamente uma caravana com o Ocupa Brasília; e b) Consultar as demais centrais sindicais para realizarmos uma nova greve geral;
21/10 – Seminário: “Os impactos das reformas nas campanhas salariais”- 14ª Jornada Nacional de Debates do Dieese. 8 às 16h, no Crato (CE);
(Todo o mês) – Campanha Nacional pela Anulação da Reforma Trabalhista;
(Dia a definir) – Audiência Pública sobre Financiamento da Educação Pública.