A Fetamce realizou, na última quarta-feira (29), a segunda edição da Noite Negra, com o tema “Nossos passos vêm de longe – enfrentar o racismo no serviço público com a luta antirracista”, como parte da programação do #NovembroNegro. O evento, ocorrido na sede do Sindicato dos Bancários, em Fortaleza, contou com atividades culturais e decoração de exaltação às vozes negras que nos antecederam.
Na ocasião, também foi lançado o livro “O impacto da lei 13.167/2017 na organização dos trabalhadores, um estudo de caso nas esferas pública e privada”, escrito por Antônio José, advogado e assessor jurídico da Federação.
A noite também foi marcada pelo lançamento da publicação “Combinamos de Não Morrer – Cartilha de combate ao racismo no serviço público”, conteúdo que busca estimular a prática antirracista entre os servidores. “Sem dúvidas, avançamos na disseminação de conhecimento essencial ao enfrentamento do preconceito”, avalia Régis Pires, secretário de Combate ao Racismo.
“A Fetamce tem compromisso com a pauta antirracista. A noite de hoje se soma a um conjunto de atividades desenvolvidas ao logo deste mês voltadas ao letramento racial e à defesa dos direitos da população negra”, afirma Socorro Pires, presidenta da Federação.
“O combate ao racismo perpassa todas as atividades da nossa federação. Não há como dissociar a luta pelos direitos dos servidores à batalha diária por políticas afirmativas necessárias à tão sonhada igualdade”, afirma Enedina Soares, presidenta licenciada da Fetamce.