Na última quinta-feira (data), o Sindicato dos Bancários do Ceará recebeu um importante debate sobre os impactos da Inteligência Artificial e a implementação da Renda Básica Universal, reunindo lideranças sindicais, acadêmicos e parlamentares.
O evento contou com a presença do reitor do IFCE, Wally Menezes, do deputado federal Eduardo Suplicy (PT-SP), do deputado estadual Guilherme Sampaio (PT-CE), do presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, José Eduardo, e da presidenta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Enedina Soares.
Enedina destacou a importância do diálogo para os trabalhadores: “É fundamental que os trabalhadores compreendam as transformações que a inteligência artificial pode trazer para o mercado de trabalho, e que a Renda Básica Universal seja vista como uma ferramenta essencial para garantir segurança e dignidade diante dessas mudanças”.
O deputado Eduardo Suplicy ressaltou o papel da Renda Básica Universal como política pública de justiça social: “A Renda Básica Universal assegura que ninguém fique para trás, oferecendo um mínimo de condições para uma vida digna, especialmente em um momento de rápidas mudanças tecnológicas”.
O encontro faz parte da mobilização em torno da I Conferência Nacional “IA com Direitos Sociais”, realizada em 3 de outubro, em São Bernardo do Campo, cujo objetivo é promover debates que aliem avanços tecnológicos à garantia de direitos sociais.