Fetamce participa de audiência sobre Ensino de Jovens e Adultos no Ceará

Uma das principais bandeiras de luta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce) vai ser debatida em audiência pública. “A Educação de Jovens e Adultos no Estado do Ceará” é o tema do encontro que será realizado na Assembleia Legislativa (ALCE), em Fortaleza, no próximo dia 20 de junho, a partir das 14h.

A audiência, realizada a partir de requerimento do deputado estadual Missias do MST, contará com participação de dirigentes da Federação. “A participação da Fetamce é um passo crucial para fortalecer o diálogo entre educadores, gestores e a comunidade. Estamos comprometidos em garantir que a EJA seja uma prioridade nas políticas públicas, proporcionando acesso à educação de qualidade para todos os cearenses, independentemente da idade”, afirma Kellynia Farias, diretora da Fetamce.

O Ministério da Educação (MEC), na última quinta-feira (6), lançou o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, a fim de retomar os investimentos nessa modalidade educacional. A iniciativa vai ofertar, nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade, 3,3 milhões de novas matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) e da oferta integrada à educação profissional.

“Queremos — por meio do Pacto — atacar estas duas frentes: analfabetismo e baixa escolaridade. E, nos dois casos, vamos lutar para que isso se dê, o quanto for possível, integrado à educação profissional. Não por outra razão, os institutos federais e o Projovem (Urbano e Campo) serão atores tão importantes no Pacto”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA), criado em 2003, também será retomado com a oferta de 900 mil vagas para estudantes e de 60 mil bolsas para educadores populares. O PBA oferece a alfabetização para pessoas com mais de 15 anos com flexibilidade e diversidade dos locais de funcionamento e dos horários das aulas. As turmas podem ser instaladas em espaços da comunidade, facilitando o acesso ao programa para os jovens, adultos e idosos que não sabem ler e escrever.

(com informações da Agência Brasil; foto do Freepik)


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO