A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) iniciou, na noite de ontem (24), a X Jornada Estadual dos Servidores Municipais do Ceará. O evento segue até amanhã (26) com o tema “Reconstruir o Brasil com Transição Justa, Serviços Públicos e o Direito a ter Direitos”, no hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza (CE).
A noite de abertura contou com apresentação cultural dos indígenas Tapeba e com o lançamento da exposição Abya Yala, um olhar aprofundado do fotógrafo Marcos Adegas sobre o cotidiano dos povos Anacé, Pitaguary e Tapeba. A mostra segue em cartaz até o fim da jornada.
Confira a cobertura nas nossas redes aqui
A mesa de abertura, “O Brasil da Reconstrução passa pela Revogação: a conjuntura brasileira, a transição justa e os desafios para os servidores e a sociedade”, contou com a presença do presidente da Fenafisco, Francelino das Chagas; do professor da URCA, Fernando Castelo Branco; e da professora universitária Zaneir Gonçalves.
De acordo com Francelino, apesar de aprovada a Reforma Tributária, ainda há um longo trabalho para implementar o estado de bem-estar social. “É preciso avançar sobre a renda e o patrimônio, modular a carga tributária, distribuir pelas bases de incidência, reduzindo dos mais pobres”, afirma.
Fernando ressaltou que a reconstrução do país passa pela reorganização da classe trabalhadora e pelo fortalecimento das entidades. “A luta pela carreira dos servidores públicos e pela qualidade dos serviços é de natureza política, não pode ser vítima do cumprimento das metas fiscais”, lembrou.
Já Zaneir apontou que o desafio da reconstrução não passa apenas por reconstruir a institucionalidade, mas por um avanço na construção democrática. “Precisamos não só revogar as reformas antipovo, mas resguardar os direitos já conquistados e avançar em garantias que reconheçam novas necessidades, novos atores e incluí-los na agenda de direitos”.