Os diretores da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Pablo Neves e Socorro Pires, marcaram presença no encontro dos coletivos de jovens e de mulheres do Comitê Consultivo Subregional para Brasil e Cone Sul – Subrac (Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile) da ISP – Internacional de Serviços Públicos, que está acontecendo em São Paulo – SP, de seis a nove de maio.
Com o objetivo de fortalecer a luta contra retrocessos e fortalecer os sindicatos na promoção da igualdade de oportunidades e no combate à discriminação, a atividade tem entre os pontos abordados as campanhas globais do ISP: equidade salarial, 50/50 e convenção sobre a violência laboral.
“O encontro está debatendo, entre outros importantes assuntos, os desafios e políticas para as mulheres, jovens, negras e negros e LGBTI, bem como o enfrentamento e resistência dos trabalhadores ante aos severos ataques do capital contra o trabalho, sobretudo o enfrentamento ao golpe no Brasil”, disse Socorro Pires.
As reuniões analisaram a conjuntura, tratando especialmente do debate sobre as consequências do Golpe de 2016 no Brasil, com a volta do desemprego e mais de 1,4 milhão de pessoas à situação de pobreza.
Os coletivos elaboraram ainda a proposta de trabalho para 2018 por sub-região para apresentar ao SUBRAC – Comitê Consultivo Sub-regional da ISP para Brasil e Cone Sul.