Apresentação
Os últimos anos foram de enormes desafios para a classe trabalhadora do Brasil. Direitos trabalhistas, previdenciários e sociais nos foram arrancados. O nosso país ficou mais pobre, voltamos ao mapa da fome e muitos/as brasileiros/as padeceram na miséria absoluta.
A destruição do Brasil e o desmonte do Estado se deu sob os comandos de Temer e Bolsonaro, que levaram a nação rumo à corrupção, à relação promiscua com o Congresso Nacional, às ameaças de intervenção golpista de militares e à defesa e favorecimento de criminosos, como traficantes, milicianos e devastadores da Amazônia.
Este Brasil doente matou milhares de brasileiros na maior pandemia do século, a de Covid-19, e rendeu homenagens a ditadores, ataques à democracia e adotou o fascismo como linha de pensamento, causando a destruição da imagem do país e de sua população.
Mas é tempo de enterrar este legado de destruição. No retorno às urnas, em 2022, a democracia venceu no Brasil. E, nova mente circunscritos em patamares democráticos, precisamos trabalhar a reconstrução de tudo aquilo que foi enfraquecido e aniquilado.
É por isso que a Federação dos/as Trabalhadores/as no Ser viço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) apresenta como tema da Campanha Salarial Estadual 2023 dos/ as Servidores/as Públicos/as Municipais Ceará o slogan: “Para reconstruir o Brasil: Revoga já as reformas antipovo”.
Mais do que nunca, é hora de olharmos para o futuro com esperança para avançarmos no projeto que queremos para o Brasil!
Vamos reconstruir os órgãos e as políticas de financiamento, garantir os direitos, os territórios e a proteção dos povos, recriar espaços de participação da sociedade civil e reestruturar toda estrutura do Estado, interligando novamente os poderes públicos municipal, estadual e federal.
Para alcançar tudo isso, precisamos revogar as medidas que restringiram e retiraram direitos sociais, trabalhistas e humanos e afetaram sensivelmente as possibilidades do Estado – nas instâncias federal, estadual e municipal – ofertar os serviços públicos com qualidade.
Vamos juntos/as reacender a luta, pois o projeto de Brasil que lideramos é de mais serviço público, de mais direitos e oportunidades para o nosso povo. Para que isso aconteça, precisamos voltar a ter capacidade de investimento, com o fim do teto de gastos e, sobretudo, construir um país que promova bem estar social e dignidade.
Junto a milhões de brasileiros e brasileiras, vamos caminhar em direção a um Brasil mais justo e igualitário!