A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) marca presença mais uma vez na 24ª edição da Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, que acontece neste domingo (29), a partir das 16h, com concentração em frente à Barraca do Joca, na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza.
Pelo 12º ano consecutivo, a entidade leva seu trio elétrico à avenida, fortalecendo o ato de visibilidade e luta da população LGBTQIAPN+ com o tema: “Serviço Público de Todas as Letras: por um município que respeite e garanta direitos para todes”. A festa fica por conta do DJ Heudes Sancord, que comanda a música no trio da Federação.
Neste ano, a Parada traz como lema o potente questionamento “QUEM CHORA POR NÓS?”, que, segundo a organização, “ecoa forte a memória e as resistências da eterna Thina Rodrigues na luta por um envelhecer com cidadania e dignidade”. Thina foi uma importante ativista cearense e referência na defesa dos direitos LGBTQIAPN+, especialmente das pessoas trans e travestis em processo de envelhecimento.
Para a presidenta da Fetamce, Enedina Soares, a presença da Federação na Parada reafirma o compromisso da entidade com um serviço público inclusivo e com a defesa dos direitos humanos.
“É nosso dever lutar por uma sociedade em que cada pessoa possa ser quem é, sem medo. O serviço público precisa ser um espaço de acolhimento, representatividade e garantia de políticas afirmativas. Estar na Parada é uma forma de dizer que essa luta também é nossa”, afirma.
O secretário LGBT da Fetamce, Rafael Fernandes, destaca que o espaço da Federação na Parada é um ato político e simbólico de afirmação da diversidade no mundo do trabalho.
“Queremos construir municípios onde a cidadania LGBTQIAPN+ seja respeitada nas escolas, nos postos de saúde, nas secretarias, nos conselhos e em todo o serviço público. A presença da Fetamce na Parada é uma convocação a todas e todos para esse compromisso”, declarou.