A secretária de Organização e Política Sindical da Fetamce e conselheira Nacional de Saúde, Carmem Santiago, participou, na última sexta-feira (9), de uma roda de conversa promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapipoca, Tururu e Uruburetama (SINDSEP), com foco nas lutas da saúde pública e valorização profissional.
O encontro reuniu dirigentes da entidade, como Sebastiana Faustino, a Netinha, e o secretário de Combate ao Racismo da Fetamce, Régis Alves, e abordou temas centrais da pauta da categoria, como: o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), os Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCs), a PEC 19 — que trata da jornada de trabalho da enfermagem —, e o piso salarial nacional da categoria.
Como encaminhamento da atividade, foi consolidado o entendimento sobre a urgência da retomada da luta pelos PCCs da Saúde e pela atualização das propostas já existentes de planos de carreira.
“A valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde passa pela reestruturação dos PCCs. Precisamos resgatar esse debate com força, dentro dos municípios, para garantir reconhecimento, progressão e dignidade para quem sustenta o SUS”, destacou Carmem Santiago.
A presidenta do SINDSEP, Carlinda Viana, reforçou a importância do momento: “Essa roda de conversa foi essencial para reacender o sentimento de mobilização em nossa base. A luta da enfermagem e de todos os profissionais da saúde é a luta por um SUS mais forte e mais justo”.