Iniciativa da Fundação Perseu Abramo terá palestras de acadêmicos e de pesquisadores renomados. A aula magna online será proferida pela imortal da ABL, Lilia Schwarcz, que é professora da USP
A Fundação Perseu Abramo, por meio de sua diretoria de Formação, está com inscrições abertas para o curso gratuito online “Revisitando a história do Brasil: debates e embates”. A aula magna, prevista para começar no dia 8 de maio, numa quinta-feira, às 18 horas, será ministrada pela antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, que é imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e professora da Universidade de São Paulo (USP). A aula estará disponível no canal Youtube da FPA.
O curso terá a curadoria da professora Dulce Pandolfi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A iniciativa, com direito a certificado, promoverá catorze aulas gravadas com acadêmicos e pesquisadores renomados de diversas instituições de ensino superior.
O curso, dividido em três módulos e com duração até 7 de agosto, vai tratar de temas como o sistema escravista, os povos originários, as revoltas no período colonial e durante o Império, o coronelismo, a Revolução de 1930, a era Vargas, os conflitos rurais e urbanos, o golpe de 1964, a ditadura militar, a transição democrática, o neoliberalismo e a crise das esquerdas, além do bolsonarismo e do lulismo.
“Iremos promover uma jornada fascinante pela história brasileira, abordando de forma crítica e panorâmica mais de quinhentos anos de nossa trajetória. Exploraremos eventos, lutas e desafios que marcaram nosso passado, questionando as visões tradicionais sobre a ideia de um país pacífico e igualitário. Para isso, vamos tratar da formação da nação no período colonial indo até os debates contemporâneos sobre democracia, autoritarismo e desigualdade. Assim, propomos uma reflexão profunda dos fatores que moldaram e continuam moldando nossa sociedade”, afirma o diretor de Formação da Fundação Perseu Abramo, Jorge Bittar.
Inscrição e programação
As pessoas interessadas em participar do curso “Revisitando a história do Brasil: debates e embates” devem fazer a inscrição antecipada neste link.
A programação completa de cada uma das catorze aulas, listadas a seguir, também está disponível no mesmo endereço eletrônico.
8/5 – Aula magna “Brasil: uma biografia”, com Lilia Schwarcz (ABL/Universidade de São Paulo – USP).
Módulo I: Da Coroa portuguesa à Coroa brasileira
15/5 – Funcionamento do sistema escravista na América Portuguesa, com Ynaê Lopes da Silva (Universidade Federal Fluminense – UFF).
22/5 – Os povos indígenas e a construção do Brasil, com Vânia Losada (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ/Universidade de Brasília – UnB).
29/5 – Ideias e revoltas republicanas na Colônia e no Império, com Heloísa Starling (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).
5/6 – Escravidão e cidadania no Brasil monárquico, com Hebe Mattos (UFF/Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF).
Módulo II: Da República dos coronéis à ditadura dos generais
12/6 – Da República dos “coronéis” à Revolução de 30, com Claúdia Viscardi (UFJF).
19/6 – A Era Vargas e o pacto trabalhista, com Angela de Castro Gomes (UFF/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO).
26/6 – O experimento democrático: conflitos rurais e urbanos, com Mário Grynszpan (UFF).
3/7 – O governo Jango, as reformas de base e o golpe de 64, com Dulce Pandolfi (UFRJ).
Módulo III: Da ditadura à democracia
10/7 – Os militares no poder, com João Roberto Martins (UFSCAR – São Carlos).
17/7 – Transição democrática: os movimentos sociais e o “novo” sindicalismo, com Paulo Fontes (UFRJ).
24/7 – A justiça de transição no Brasil, com Angela Moreira da Silva (UFF).
31/7 – Tempos do neoliberalismo e crise das esquerdas, com Daniel Aarão Reis (UFF).
7/8 – Aula de encerramento “Bolsonarismo e Lulismo”, com Renato Lessa (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio).