Na tarde desta quinta-feira (12), o Coletivo de Meio Ambiente se reuniu virtualmente para discutir os preparativos para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que terá como tema central a emergência climática. O evento será um processo participativo, com o objetivo de engajar toda a população brasileira, especialmente as comunidades em condições e territórios vulneráveis, na busca de soluções para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente reunirá especialistas, gestores e cidadãos para debater como o Brasil pode se tornar mais resiliente e menos vulnerável às alterações climáticas, ao mesmo tempo em que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa, principais responsáveis pelo aquecimento global. Entre os temas abordados, destacam-se os desafios da mitigação e adaptação, como preparar o país para desastres naturais, e como alcançar uma transformação ecológica que envolva a descarbonização da economia, além de promover inclusão social e justiça climática.
O evento será estruturado em torno de cinco eixos principais:
- Mitigação: Reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater a crise climática.
- Adaptação e preparação para desastres: Prevenir riscos e mitigar perdas causadas pelas mudanças climáticas.
- Justiça climática: Superar as desigualdades geradas pela crise climática e proteger populações vulneráveis.
- Transformação ecológica: Descarbonizar a economia enquanto promove inclusão social.
- Governança e educação ambiental: Garantir a participação ativa da sociedade e o controle social nas políticas ambientais.
O processo participativo da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente será dividido em várias etapas, com conferências municipais e livres (até o dia 26 de janeiro de 2025). As conferências estaduais e a Distrital ocorrerão de 15 de janeiro a 15 de março de 2025, enquanto a Conferência Nacional está marcada para acontecer de 6 a 9 de maio de 2025.
A mobilização da sociedade será fundamental para garantir soluções e a efetiva participação de todos os setores da população. Para engajar na conferência ou propor soluções para os desafios ambientais, os cidadãos podem acessar o link: http://gov.br/cnma.