
A atividade, que teve início na noite do dia 23 de maio, no Hotel Parque das Fontes, contou com um retrospecto das políticas e os avanços conquistados pela CONFETAM desde sua fundação em 2000. Na época, foram 5 estados e 22 sindicatos. Hoje, a Confederação cutista conta com representação em 22 Estados. Em três anos, a Confederação ampliou sua base de 440 para mais de 770 sindicatos de servidores municipais filiados à CUT e às federações.
Destaque também para os grupos de trabalhos e mesas temáticas que transcorreram durante os dias 24 e 25 de maio e que debateram a agenda de lutas dos trabalhadores do setor público de todo o país, tais como nacionalização da campanha salarial, defesa do piso salarial, alternativas para a saúde pública, comunicação sindical, direitos da juventude, entre outros.
A atividade foi prestigiada pela presidenta da FETAMCE, Enedina Soares; o senador José Pimentel; a presidenta da CUT Ceará, Joana Almeida; o presidente da CUT São Paulo, Adi dos Santos Lima; recém-eleita presidente do Comitê Mundial de Mulheres da Internacional do Serviço Público, Junéia Batista; o deputado federal Artur Bruno; e o presidente da CUT Nacional, Wagner Freitas.
Saiba mais
A eleição para a direção da Confetam é congressual e ocorre a cada três anos. Além de Vilani, Carmem Silvia, também do Ceará, compõe a nova diretoria, na Secretaria de Relações de Trabalho. No final do evento, a delegação cearense fez uma homenagem de despedida aos delegados de todo o Brasil, cantando a música “Terra da Luz”, de Ítalo e Reno, em coro.
Assessoria de Comunicação
Fonte: Fetamce