23 servidores/as municipais cearenses representarão o Estado na 8ª Plenária Nacional da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), que acontece de 9 a 11 de agosto, em Curitiba (PR).
Cerca de 150 delegados e delegadas de 18 estados do país participam da 8ª Plenária Nacional da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), aberta no início da tarde desta sexta-feira (9), em Curitiba (PR).
A atividade reúne servidores públicos municipais, dirigentes de sindicatos e de federações da categoria dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Piauí, Sergipe, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo, Paraná, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.
A plenária nacional dos trabalhadores das prefeituras foi aberta pela presidenta da Confetam/CUT, Vilani Oliveira, recém eleita presidenta da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal das Américas (Contram/ISP), que deu as boas vindas aos participantes.
Também participaram da mesa de abertura a presidente da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT/PR), Regina Cruz, a coordenadora da Vigília Lula Livre, Rosane Silva, a secretária nacional de Relações do Trabalho da CUT, Graça Costa, e o presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Paraná (Fessmuc), Antônio Carlos Nascimento, o “Bananinha”.
Unidade das esquerdas
Neste momento, o ex-senador Roberto Requião (PMDB) e o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos (PSOL) analisam a conjuntura política e econômica do país. Eles discutem a crise do capitalismo, o desmonte do Estado de bem-estar social e a importância da unidade das esquerdas para o enfrentamento à ascensão da extrema-direita do Brasil, representada pelo desgoverno do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
O programa da 8ª Plenária Nacional da Confetam/CUT segue à noite com a participação das representantes do Ramo dos Municipais na direção nacional da CUT. Graça Costa, Jandyra Uehara, secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, e Junéia Batista, secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CUT e presidenta do Comitê Mundial de Mulheres da Internacional de Serviços Públicos (ISP/Américas), falarão sobre a resistência dos trabalhadores do serviço público à destruição de direitos.
Os debates continuam no sábado (10) e encerram no domingo (11) com uma visita à Vigília Lula Livre, montada nas proximidades da sede da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, local em que o ex-presidente Lula é mantido como preso político desde 7 de abril do ano passado. Na ocasião, a presidenta da Confetam/CUT, Vilani Oliveira, entregará a Carta dos Servidores Municipais ao Presidente Lula.
Veja o programa completo:
9 DE AGOSTO – SEXTA
13h – Abertura
Vilani Oliveira – presidenta da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal das Américas (Contram/ISP) e da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Brasil (Confetam/CUT)
Denise Mota Dau – coordenadora da Internacional de Serviços Públicos (ISP Américas)
Regina Cruz – presidente da CUT Paraná
Representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT)
14h – Análise de conjuntura
A crise no capitalismo: o desmonte do Estado de bem-estar social e a unidade das esquerdas
Roberto Requião – Advogado, jornalista, urbanista, ex-governador e ex-senador do Paraná, e ex-prefeito de Curitiba (MDB)
Guilherme Boulos – coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e candidato à Presidência da República em 2018 (PSOL)
16h – Debate
18h – Os trabalhadores do serviço público e a resistência à destruição de direitos
Graça Costa – secretária nacional de Relações do Trabalho da CUT
Junéia Batista – secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CUT e presidenta do Comitê Mundial de Mulheres da ISP Américas
Jandyra Uehara – secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT
10 DE AGOSTO – SÁBADO
8h – Leitura e aprovação do Regimento Interno
8h30 – A disputa pelo orçamento público: privatização da Previdência Social e o papel do Parlamento
Tadeu Veneri – deputado estadual pelo PT do Paraná
9h30 – Debate
10h30 – A Quarta Revolução Industrial e o futuro do trabalho
Clemente Ganz Lúcio – diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)
11h30 – Debate
12h30 – Almoço
14h – Os desafios da organização sindical, representação e sustentação financeira
Vilani Oliveira – presidenta da Contram/ISP e da Confetam/CUT
Denise Motta Dau – coordenadora da ISP Américas
Antônio Megale – representante da LBS Advogados
16h – Debate
17h – Coffee Break
17h30 – Balanço político e organizativo da gestão
18h – Prestação de contas e previsão orçamentária
11 DE AGOSTO – DOMINGO
8h30 – Plano de lutas
9h30 – Apresentação de moções
10h30 – Encerramento
12h – Almoço no Acampamento Lula Livre
13h – Visita à Vigília Lula Livre – Superintendência da Polícia Federal de Curitiba/PR
14h – Retorno aos estados
*Programa sujeito a alterações
Serviço:
8ª Plenária Nacional Estatutária da Confetam/CUT
9, 10 e 11 de agosto de 2019
Hotel Nacional Inn – Rua Lourenço Pinto, 458, Centro
Curitiba/PR
Fonte: Confetam