Mais de 320 mil cearenses dizem sim ao plebiscito da reforma política


Apesar de ignorado pelos grandes meios de comunicação, a campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político conseguiu arrecadar exatos 328.083 votos válidos no Ceará, com mais de 95% de urnas apuradas. Só os servidores municipais, nos votos colhidos em parceria com sindicatos de trabalhadores públicos e a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), foram colhidos cerca de 50 mil votos.


Em todo o Brasil, até o momento, foram alcançados exatos 7.754.436 milhões de cédulas. Desses, 97,05% (7.525.680) foram favoráveis à convocação da consulta.


Entre as regionais da Fetamce participantes da votação, destaque para a Região Metropolita de Fortaleza, que alcançou 11.598 participações no pleito.


O balanço nacional foi divulgado em coletiva na sede do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (24). A expectativa é que o número total seja apresentado até o próximo mês.


Os estados de São Paulo (2.617.703 votos), Minas Gerais (1.354.399) e Bahia (774.218) lideraram a participação, que contou também com eleitores em outros países, quesito em que a França lidera (4.621). Os votos brancos e nulos somam 0,37% (28.691).


Presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, lembrou a relevância dos números num cenário em que a parcela conservadora da sociedade brasileira vende como negativa a participação na política.


“O plebiscito popular teve o caráter educativo de mostrar que há pessoas querendo modificações no sistema política. Esse é o momento para as organizações que ainda não participaram se engajem na luta”, defendeu.


As organizações que integram a campanha entregarão o resultado das urnas para a Presidência da República, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal nos dias 14 e 15 de outubro, quando as 477 envolvidas na ação promoverão um ato unificado em Brasília.


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO