Fetamce presente em seminário internacional sobre violência de gênero no trabalho

O secretário LGBT da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Rafael Fernandes, representa a entidade no Seminário Sub-região Brasil: Enfrentamento à violência de gênero no trabalho – um desafio sindical, promovido pela Internacional de Serviços Públicos (ISP) em São Paulo, nos dias 22 e 23 outubro.

Iniciado nesta terça-feira, atividade teve início com participação de Eleonora Menicucci, Ex-Ministra de Políticas para as Mulheres e Professora de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Medicina. A palestrante fez uma introdução sobre Direitos e o contexto histórico dos Direitos Humanos e das demandas por Igualdade de Gênero e Políticas Públicas para as Mulheres.

Mas Eleonora Menicucci não se deteve apenas aos aspectos históricos e fenomenológicos do tema. Também afirmou que a luta por igualdade de gênero e as próprias políticas para as mulheres estão regredindo no Brasil desde o golpe, com agravo para a chegada de Bolsonaro ao poder e o completo desmonte de programas, financiamos de ações e atividades reparatórias que estavam a cargo do Estado.

As discussões continuam na tarde do primeiro dia de atividades com a participação de Nayareth Quevedo, Secretária Sub regional do Cone Sul, e Junéia Batista, Vice-Presidenta do Comitê Mundial de Mulheres da ISP, que falarão, respectivamente, sobre Marco Normativo internacional e sobre a Convenção 190, que trata de assédios sexuais e morais no mundo do trabalho e foi recentemente aprovada no âmbito da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Já segundo e último dia de atividades, Viviana Garcia, da FESPROSA – Federação dos Trabalhadores em Saúde da Argentina, e Maria Lurdinha da Rocha, Dirigente sindical e membro do Coletivo de Mulheres do SINDSEP-SP, trazem ao debate o tema de Violência de Gênero no Trabalho. No período da tarde, Dulce Xavier, Socióloga e Ex-Secretária Municipal Adjunta de Políticas para as Mulheres da cidade de São Paulo, aborda em oficina estratégias para reconhecimento da violência, propondo mecanismos de resposta eficaz.

Mais atividades

Após o encerramento do encontro, secretário LGBT da Federação continua em São Paulo para uma segunda atividade, a Oficina de Capacitação: “Compartilhando Boas Práticas Sindicais para combater a Violencia de Gênero no Setor Saúde”, que acontece nos dias 24 e 25 outubro.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO