?Esperamos tornar a nossa campanha na maior ação do movimento sindical no Brasil?

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE) recebeu, na tarde de ontem (16/11), o lançamento da Campanha Salarial Unificada 2012 da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE), em Audiência Pública.


A atividade foi coordenada pela Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Deputada Estadual Rachel Marques, Rachel Marques, autora do requerimento, tendo como expositora a Presidente da FETAMCE, Enedina Soares. A mesa da audiência contou ainda com a participação do Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público Municipal e Vice-Presidente da Comissão de Educação e Cultura, Deputado Federal Artur Bruno (PT/CE), da Presidente da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM), Maria das Graças Costa, do Presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT/CE), Francisco Jerônimo do Nascimento, de José Ediran Magalhães, representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e do Secretário Geral da Comissão de Direito Sindical OAB/CE, Clovis Renato Costa Farias.


Rachel Marques saudou os trabalhadores e trabalhadoras presentes, vindos de 58 municípios, e destacou a importância do evento, que abre o processo de mobilização estadual do movimento dos trabalhares no serviço público municipal do Ceará. “Queremos reforçar e visibilizar a luta dos servidores municipais, reconhecendo a grandeza do trabalho e o poder de mobilização desta Federação”, ressaltou a Deputada.


Artur Bruno falou do apoio que vem sendo dado à campanha salarial nacional e os trabalhos desenvolvidos pela Frente em Defesa do Serviço Público Municipal no Congresso, com as Leis do Piso Nacional dos Professores e a revisão do Plano de Cargos e Carreiras, por exemplo. O deputado destacou que não há setor que cresça mais em organização e filiação, parabenizando a FETAMCE e a CONFETAM que protagonizam, segundo ele, o momento estratégico de defesa dos direitos dessa classe. “Estarei sempre à disposição dessa valorosa categoria tão importante para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou o parlamentar.

A representante da COMFETAM, Maria da Graça Costa, avaliou que os servidores municipais são um dos grupos mais organizados no Brasil e que o processo de unificação das campanhas salariais nasceu no Ceará, há 10 anos. “Esta é a 10ª Campanha Salarial Estadual e hoje já estamos na 5ª Campanha Nacional. Com isso, esperamos transformar nossa campanha salarial na maior ação do movimento sindical do Brasil, para a afirmação de direitos de mais de 5 milhões de servidores municipais no país e cerca de 200 mil no estado do Ceará”, completou Graça Costa.


Já o Presidente da CUT do Ceará, Jerônimo do Nascimento, abordou o momento estratégico em que se coloca a demanda dos municipais, destacando que o crescimento econômico do Nordeste vai superar o nacional, tendo os trabalhadores como reivindicar, sem desculpas relacionadas à crise, o aumento salarial e a renovação de direitos.


Clovis Renato, representando a OAB, ressaltou a importância da divulgação das pautas de reivindicação dos trabalhadores e a necessária visibilidade da luta. Abordou também que o mundo passa por um momento de crise não só econômica, mas do próprio modelo de sociedade, com reflexos nas relações de trabalho. “Precisamos reforçar a Agenda do Trabalho Decente e combater a corrida pela queda dos direitos dos trabalhadores”, afirmou o advogado.

José Ediran Magalhães, do DIEESE, destacou que “a FETAMCE acaba de ganhar um DIEESE só para ela”, em alusão a instalação de uma subseção do órgão para a Federação e do desempenho positivo do trabalho da mesma.


“A Campanha Salarial é um processo de mobilização social”

Após a exposição dos convidados, a Presidenta da Federação, Enedina Soares, apresentou todas as demandas e discussões propostas pela 10ª Campanha Salarial Unificada Estadual.

A presidenta agradeceu ao apoio prestado pelos presentes, especialmente a Deputada Rachel Marques e o Deputado Arthur Bruno, que levantam a pauta dos Servidores na esfera estadual e nacional, respectivamente. Falou inicialmente da disposição da Federação de realizar um trabalho de massa, envolvendo e capitaneando o apoio de todo o funcionalismo público dos 139 municípios onde está presente a organização, ressaltando o poder de intervenção de seus 133 sindicatos filiados e suas 10 regionais. “A Campanha Salarial é um processo de mobilização social. É hora de valorizar de quem cuida das pessoas, é hora de valorizar os servidores em todos os espaços em que eles estejam, seja na saúde, na assistência, na educação, na limpeza ou no acesso aos serviços públicos”, afirma Enedina.

Enedina também resgatou as principais conquistas da classe nos últimos anos e reforçou que é necessário ampliar as conquistas, além de renovar as propostas de intervenção. Sendo assim, nessa campanha, os principais pontos defendidos são o desenvolvimento de ações voltadas à valorização do trabalhador no Serviço Público e questões focadas nas iniciativas de trabalho decente, entre elas, a proposta de Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para todos; a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação; a realização de Concurso Público nos municípios; a proposta de ganho real de salário; a discussão de cláusulas que punam e inibam o assédio moral no local de trabalho; a garantia da integralidade da Lei do Piso do Magistério e a defesa do piso salarial nacional das categorias. “Com essas propostas, destacamos a nossa vontade de ampliar direitos. Vamos transformar nossa voz na multidão, na cidade, na serra e no sertão”, comemorou Enedina.


Na seqüência, foram apresentados o jingle da Campanha, composta e cantada ao vivo pelo músico Dário Queiroz, bastante aplaudida pelas pessoas que lotavam o auditório das comissões técnicas, e o coral do Sindicato dos Bancários do Ceará, que explorou canções da MPB e natalinas.

Assessoria de Comunicação – FETAMCE
Siga-nos no Twitter > @FETAME


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO