Servidores municipais do Ceará participam da 13ª edição do Fórum Social Mundial

A secretária de finanças da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Nadja Carneiro, o secretário LGBT da organização, Rafael Fernandes, e a coordenadora regional, Adriana Carvalho, participam, entre os dias 13 e 17 de março, da 13ª edição do Fórum Social Mundial (FSM 2018), em Salvador (BA). Eles representação o ramo dos servidores municipais cearenses na mega atividade global.

A expectativa é que o FSM reúna 60 mil pessoas, vindas de várias partes do mundo, que estarão na capital baiana durante esta semana. Com o lema “Resistir é criar. Resistir é transformar!”, o objetivo do Fórum é repensar o papel do ser humano na busca de “Um outro mundo possível”.

Os representantes da Fetamce já participaram na tarde de hoje (13) da tradicional Marcha de Abertura do Fórum. A caminhada passou pela Avenida Sete, até a Praça Castro Alves, palco de grandes manifestações de luta e resistência baiana. A grande abertura conta com apresentações culturais, performances artísticas e musicais. O intuito da marcha é estimular organizações, coletivos, redes e pessoas a expressarem suas lutas.

Com a maior parte das atividades concentradas no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o FSM 2018 conta ainda com atividades em territórios temáticos como o Parque do Abaeté, em Itapuã, e o Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário da cidade.

“O Fórum será o espaço de diálogo e convergência com o objetivo de debater e definir novas alternativas e estratégias de enfrentamento ao neoliberalismo, aos golpes antidemocráticos e genocidas que diversos países estão enfrentando nos últimos anos. Estamos muito animados de representar o Ceará nesta atividade, que visa promover a transformação do ser humano em busca de outros caminhos, de um outro mundo possível para todos e todas”, destaca Nadja Carneiro.

Representantes de entidades de países como Canadá, Marrocos, Finlândia, França, Alemanha, Tunísia, Guiné, Senegal, além de países Panamazônicos e representações nacionais marcarão presença no evento, entre eles, o ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva; a presidente da Fundação Franz Fanon, Mireille Fanon Mendes France; o filósofo do Congo, Godefroid Ka Mana Kangudie; Francine Mestrum, da Justiça Global Social, entre outros.

Temáticas

As atividades do Fórum devem convergir para os seguintes eixos temáticos: Ancestralidade, Terra e Territorialidade; Comunicação, Tecnologias e Mídias livres; Culturas de Resistências; Democracias; Democratização da Economia; Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental; Direito à Cidade; Direitos Humanos; Educação e Ciência, para Emancipação e Soberania dos Povos; Feminismos e Luta das Mulheres; Futuro do FSM; LGBTQI+ e Diversidade de Gênero; Lutas Anticoloniais; Migrações; Mundo do Trabalho; Um Mundo sem Racismo, Intolerância e Xenofobia; Paz e Solidariedade; Povos Indígenas e Vidas Negras Importam.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO