Servidores de 25 municípios do Ceará denunciam atraso salarial

A trágica situação dos servidores de Acarape, que começou a ser denunciada ainda em dezembro de 2020 em protesto. Foto: Divulgação

Agora, servidores públicos de 25 cidades do Ceará enfrentam atraso salarial. Os dados foram levantados junto aos sindicatos de servidores municipais e apontam que parte ou a totalidade dos funcionários destes municípios estão com os salários de dezembro pendentes.

Da manhã de ontem (11/01), quando havia 19 municípios listados, para hoje (12/12), duas cidades, Iracema e Hidrolândia, comunicaram pagamento do funcionalismo e deixaram a lista. No entanto, outras tantas localidades ingressaram no relatório. Parciais do levantamento também foram divulgadas no Diário do Nordeste, O Povo e Grupo Cidade de Comunicação e representam o dado do momento em que foram construídas as reportagens.

De acordo com a presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Enedina Soares, a situação integra as problemáticas decorrentes do chamado desmonte municipal, que se observa sempre após o período de eleições municipais.

“Onde muda de prefeito a tentativa de ampliar o desmonte é maior, tanto no que trata do salário como dos contratos que são encerrados antes do gestor novo assumir. O que a gente tem feito ao longo dos anos é uma campanha de conscientização para a própria população fiscalizar os gestores públicos”, disse.

Em 15 cidades, Acarape, Amontada, Aurora, Cariré, Choró, Frecheirinha, Horizonte, Ibaretama, Icapuí, Itapajé, Juazeiro do Norte, Massapê, Milhã, Moraújo e Varjota, nenhuma categoria recebeu o último provento de dezembro, mesmo já ultrapassando o sexto dia útil do mês seguinte.

Já em outros 10 locais, Barbalha, Beberibe, Coreaú, General Sampaio, Nova Russas, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Tejuçuoca e Trairi, as situações variam.

Veja lista completa e a situação dos servidores de cada cidade:

ATRASO SALARIAL – DEZEMBRO 2020
CIDADE PENDENTE
Acarape salários de novembro dos funcionários contratados; 50% do decimo terceiro; mês de dezembro de todos os servidores; e repasse dos empréstimos consignados aos bancos (ainda que tenha descontado o valor dos salários dos servidores)
Amontada 50% do décimo terceiro dos trabalhadores da Educação; mês de dezembro de todos os servidores
Aurora mês de dezembro de todos os servidores
Barbalha mês de dezembro dos servidores, com exceção dos servidores das secretarias de saúde e finanças
Beberibe salários de dezembro dos servidores da saúde, assistência social e dos trabalhadores da folha dos 40% do Fundeb na Secretaria de Educação
Cariré mês de dezembro de todos os servidores. OBS: gestão quer parcelar em quatro vezes o pagamento de dezembro
Choró mês de dezembro de todos os servidores
Coreaú mês de dezembro dos servidores concursados e efetivos. OBS: pagou apenas alguns temporários e comissionados.
Frecheirinha mês de dezembro de todos os servidores
General Sampaio mês de dezembro dos servidores, exceto professores (folha do 60% do Fundeb).
Horizonte mês de dezembro de todos os servidores
Ibaretama mês de dezembro de todos os servidores
Icapuí mês de dezembro de todos os servidores
Itapajé mês de dezembro de todos os servidores
Juazeiro do Norte mês de dezembro de todos os servidores
Massapê mês de dezembro de todos os servidores
Milhã mês de dezembro de todos os servidores
Moraújo mês de dezembro de todos os servidores
Nova Russas mês de dezembro de todos os servidores contratados; alguns contratados pendentes também novembro
Pedra Branca mês de dezembro dos servidores, exceto os trabalhadores da Educação que já receberam; alguns servidores não receberam o 13° salário.
Quixadá mês de dezembro dos servidores. só pagou as secretarias do Fundo Geral. Prrefeito deu uma entrevista segunda (11/01) e disse que vai pagar o mês de dezembro dos aposentados e honrar com a folha de janeiro, mas informou que os salários de dezembro das demais categorias pendentes não tem previsão.
Quixeramobim mês de dezembro dos servidores, exceto cargos comissionados da Ouvidoria,  Controladoria, Procuradoria, Administração e Finanças, Gabinete do Prefeito e Vice e a folha dos 60% da Educação
Tejuçuoca mês de dezembro dos servidores, exceto professores (folha do 60% do Fundeb).
Trairi mês de dezembro dos servidores, exceto professores (folha do 60% do Fundeb).
Varjota mês de dezembro de todos os servidores; parte dos servidores ainda não recebeu o terço de férias

Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO