Regionais da Fetamce de Sobral, Jaguaribe e Cariri aderem à campanha “Vire o Jogo”


Mais três regionais da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) realizaram seus encontros preparatórios para a VI Marcha dos Servidores Municipais, que traz como tema: “Vire o jogo! É hora de justiça fiscal, desenvolvimento e investimento público”. As sub-representações de Sobral, Jaguaribe e Cariri reuniram-se nos dias 10, 17 e 20, respectivamente.


Em Irauçuba, regional de Sobral, os sindicatos do polo discutiram como a os temas justiça fiscal, desenvolvimento local e investimento público podem ser contextualizados na realidade de cada cidade. Os dirigentes sindicais perceberam que muitas vezes existem diversas empresas instaladas nos municípios, mas estas não deixam a parte correspondente em impostos nas localidades em que estão instaladas, pois contam, entre outras coisas, com incentivos e isenção de impostos infinitos. “Não podemos permitir que essa realidade predatória continue em nossas cidades, pois esse dinheiro que deixa de entrar nos cobres públicos poderia financiar os serviços públicos e ações de valorização salarial dos servidores públicos municipais, por exemplo”, lembrou Enedina Soares, presidente da Fetamce.


O mesmo aconteceu no encontro do Grande Jaguaribe, realizado na cidade de Icapuí. Lá, os servidores questionaram a lógica predatória do agronegócio instalada na região, que não só tem utilizado de forma predatória os recursos naturais, como tem produzido doenças para os habitantes. O modelo de mercado instalado na região também conta com benesses oferecidas pelos prefeitos e demais representantes do poder público. “Deixa-se recolher dinheiro que poderia financiar as prefeituras e, ao mesmo tempo, as cidades permanecem com estruturas de serviços e relações de trabalho medievais”, comentou Ninivia Campos, diretora da Federação.


Já no Cariri, o debate circulou em torno do discurso de crise nas cidades, assim como com a lógica injusta e predatória do sistema fiscal brasileiro.  Junior Matos, também diretor da Federação e presidente do Sindicato de Servidores do Crato, lembrou que até o momento não houve queda de recursos para os municípios cearenses e criticou a falta de políticas de fortalecimento dos municípios do Cariri, que são a segunda maior região metropolitana do Ceará e que têm um grande potencial agrário, industrial, de turismo e de serviços. “É preciso enfrentar a discussão de um financiamento sustentável para os serviços públicos básicos e dar fim à fraude e evasão fiscal das empresas e camadas mais ricas da sociedade. Vamos ‘virar o jogo’”, disse Júnior.


Vire o Jogo


No dia 11 de novembro de 2015, servidores públicos, movimento sociais e movimentos sindicais tomarão as ruas do Centro de Fortaleza na maior mobilização dos trabalhadores municipais do Brasil.


A concentração da atividade é na Praça da Bandeira, na Av. da Universidade. De lá, os servidores saem em marcha até a Praça do Ferreira, no coração do Centro da Capital.


Após a marcha, às 15 horas, será realizada audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará em que acontecerá o lançamento da “Plataforma Cearense pela Justiça Fiscal, Desenvolvimento Local e Investimento Público”. O documento será formalmente apresentado para os poderes públicos federal, estadual e municipais.


Saiba mais sobre a VI Marcha dos Servidores Municipais no hotsite: www.fetamce.org.br/vireojogo


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO