Para planejar as lutas de 2019, Fetamce realiza 10 encontros regionais

Primeiro encontro regional, que aconteceu na cidade de Iguatu.

A direção da entidade percorreu o Ceará em caravana que reuniu representações do ramo dos servidores municipais de mais de 150 cidades.

O início da agenda sindical de 2019 da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) foi marcada pela realização dos Encontros Regionais de Organização Sindical, tradicionais no início de cada ano, que colocam no centro do debate os desafios das campanhas salariais.

Desta vez, a mobilização pela manutenção e a ampliação dos direitos dos servidores públicos municiais do Ceará tem como slogan: Todos Juntos – Em Defesa dos Direitos e dos Serviços Públicos.

No total, 10 atividades foram realizadas, em caravana que percorreu todo o estado. O primeiro encontro foi realizado no dia 17 de janeiro, na cidade de Iguatu, reunindo representantes de sindicatos de servidores e professores filiados à Federação na Regional Iguatu.

Coordenada pela presidente da Federação, Enedina Soares, as reuniões pontuaram algumas das principais estratégias da categoria: “É importante que neste ano os trabalhadores e trabalhadoras se mantenham unidos e com a disposição de defender os direitos, conquistas e os postos de trabalho. Ao mesmo tempo, precisaremos pensar formas diferentes de agir e gerar ações para continuar defendendo os direitos dos servidores com coragem, criatividade e resistência”, enfatizou a dirigente.

Enedina apresentou em todas as edições dos debates os eixos centrais da Campanha Salarial 2019, que inclui: o combate aos retrocessos nos direitos sociais e trabalhistas, a luta por serviços públicos de qualidade com valorização dos profissionais do setor, a garantia da liberdade e autonomia sindical e a soberania nacional.

Também presente nos eventos, a técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que assessora a entidade estadual, Rosilene Cruz, trouxe a cada edição o debate sobre a conjuntura econômica para os municípios do Ceará. A especialista apresentou especialmente os números relacionados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principais origens de receitas federais para as cidades.

Rosilene tratou ainda dos impactos de medidas que restringem direitos, como a Emenda 95, do congelamento dos investimentos públicos; o desmonte da CLT pela reforma trabalhista; o corte orçamentário em políticas sociais; e eventuais desafios colocados pelas propostas de reforma da previdência.

Mais encontros:

Regional Cariri

Na dia 18 de janeiro, a Fetamce realizou o segundo encontro regional, que acontece na cidade de Barbalha, no Sindicato de Servidores da cidade, reunindo representantes de organizações sindicais de servidores e professores filiados à entidade na Região do Cariri.

Regional Vale do Jaguaribe

O terceiro encontro foi no Vale do Jaguaribe, na cidade de Tabuleiro do Norte, no dia 22 de janeiro.

Regional Sertão Central

A Federação deu continuidade à ação reunindo sindicatos de servidores e professores do Sertão Central no dia 23 de janeiro. Desta vez, a caravana pelo estado foi coordenada por Nadja Carneiro, secretária de administração e finanças da organização. A atividade aconteceu na Sede do Sindicato dos Servidores de Madalena.

Regional Itapipoca

No 25 de janeiro, a Regional Itapipoca reuniu-se na cidade homônima para o quinto encontro sindical.

Regional Serra da Ibiapaba

O sexto encontro regional promovido pela Fetamce aconteceu em 29 de janeiro, na cidade de Ipú, reunindo organização filiados da Macrorregião da Serra de Ibiapaba.

Regional Crateús

A Fetamce realizou o sétimo encontro de organização sindical com os sindicatos da Regional Crateús, realizado em 30 de janeiro, na cidade de Nova Russas.

Regional Metropolitana de Fortaleza

No dia 31 de janeiro foi a vez dos representantes do ramo sindical da Regional Metropolitana de Fortaleza debaterem a agenda de lutas do ano.

Regional Maciço de Baturité

Por sua vez, os representantes sindicais do Maciço de Baturité se encontraram em primeiro de fevereiro para o penúltimo encontro regional, que ocorreu na cidade de Baturité.

Regional Sobral

Por fim, no último sábado, 02 de fevereiro, a cidade de Coreaú foi a sede do último encontro regional de organização sindical promovido pela Fetamce e sindicatos filiados, que englobou as representações dos trabalhadores municipais da Regional Sobral.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO