Moradores desrespeitam o isolamento em 7 cidades do CE com lockdown

No primeiro dia com medidas mais rígidas, o Centro de Caucaia registrou aglomerações em filas de bancos e lotéricas. Foto: Foto: José Leomar/SVM

Por conta do avanço no número de casos, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Acaraú, Itapipoca, Itarema e Camocim adotaram medidas mais rígidas para combater o Coronavírus

No primeiro dia de isolamento social mais rígido decretado pelo Governo do Estado em sete cidades da Grande Fortaleza e Interior (Caucaia, Maracanaú, Sobral, Acaraú, Itapipoca, Itarema e Camocim), várias pessoas seguem desobedecendo as orientações sanitárias. Mesmo com determinações mais restritivas vigorando já a partir de ontem, desrespeitos e excessos foram verificadas na manhã desta segunda-feira (01/06) em todos estes municípios.

Em decreto publicado no último sábado (30), o governador Camilo Santana (PT) prorrogou as medidas de isolamento social no Estado e anunciou que as 7 cidades deverão implementar medidas mais rígidas para barrar o avanço da doença, assim como aconteceu em Fortaleza. Na Capital, o modelo rígido continuará valendo por mais sete dias. No novo decreto, também é recomendado que outras 55 cidades adotem mais rigor no combate à pandemia.

Os sete municípios com medidas mais rígidas a partir de hoje já registram, juntos, 7.802 casos confirmados da doença, segundo a plataforma IntegraSus, da Secretaria da Saúde (Sesa), às 10h16 de hoje (1). Sobral (2.182), Caucaia (Caucaia – 1.757) e Maracanaú (1.571) têm os piores índices.

Número de casos, por Município (Fonte: Sesa):

1ª – Fortaleza – 23.834
2ª – Sobral – 2.182
3ª – Caucaia – 1.757
4ª – Maracanaú – 1.571
5ª – Itapipoca – 971
10ª – Itarema – 555
12ª – Acaraú – 489
21ª – Camocim – 277

Região Norte

Sobral, cidade referência da região Norte e Município do interior do Estado com maior número de casos da Covid-19, enfrenta crescente de confirmações e óbitos. O mais recente boletim da Secretaria da Saúde do Município aponta 77 mortes em decorrência da doença. Ontem (31), o prefeito Ivo Govems confirmou o ‘lockdown’ na cidade. Embora as medidas tenham sido intensificadas, não está fácil conter o impulso dos moradores em ir às ruas, praças e ao centro comercial.

Movimentação

Ao todo, a região Norte tem quatro cidades (Itapipoca, Acaraú, Itarema e Camocim) com medidas de isolamento mais rígidas e que não entrarão na fase de transição para reabertura econômica, de 1º a 8 de junho.

Assim como acontece em outros Municípios com crescente no número de casos, autoridades de Acaraú e Itapipoca enfrentam dificuldades para manter o isolamento nos Municípios.

Grande Fortaleza

Em Caucaia, na Região Metropolitana da Capital, foi registrada forte movimentação no Centro. Em nota, a Prefeitura informou que realiza barreiras sanitárias na Avenida Mister Hull, próximo ao supermercado Assaí, e no bairro Parque Leblon, próximo ao antigo pedágio da Barra do Ceará.

Maracanaú

Em Maracanaú, também na Grande Fortaleza, uma outra moradora avalia que o desrespeito ao isolamento era realidade antes da adoção de medidas mais rígidas e continua.

Retomada

A fase de transição do plano de retomada da economia cearense, que inicia hoje, abrange 17 setores que podem retornar ao trabalho. Neste primeiro momento, setores do comércio, construção civil e outros segmentos já poderão funcionar. Vale ressaltar, no entanto, que as Prefeituras têm autonomia para decretar regras mais rígidas de isolamento social ou retomada destes setores.

Na primeira fase também serão permitidas a atuação da indústria química, além de 30% da construção civil em obras com até 100 operários; cadeia da saúde (óticas, escritórios, clínicas de dentistas); e cuidados pessoais, como cabeleireiros e barbeiros.

Horários de escalonamento para as atividades liberadas:

– Construção Civil e Indústria de Transformação: 7 às 17h;

– Serviços (excetuando atividades vinculadas a outras cadeias): 8 às 20h; ajustando as jornadas às características dos diversos segmentos;

– Administração Pública: 9 às 18h;

– Comércios: 10 às 16h;

– Outros setores de atividade: Serviços essenciais em funcionamento atualmente continuam com horário regular.

Com informações do Diário do Nordeste


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO