IX Jornada define estratégias de organização dos sindicatos

A programação da IX Jornada dos Servidores Municipais – As transformações no mundo do trabalho e o futuro das organizações sindicais teve prosseguimento com realização, na tarde desta segunda-feira, 16 de dezembro, com a mesa de debates, seguida de oficina, com título: Os Desafios da Organização Sindical.

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) trouxe para a coordenar a discussão Maria das Graças Costa, Secretária de Organização e Política Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT Nacional), e Thomaz Jensen, Economista e Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Graça Costa apresentou o novo de plano de ação para a política de organização sindical proposta pela CUT, todas elas aprovadas no último Congresso Nacional da Central, com estratégias apontadas para o fortalecimento sindical nas bases, nos locais de trabalhos, propostas para a manutenção e custeio das lutas e um projeto para o fortalecimento das políticas públicas. “Nossa organização e estrutura sindical deve ser aquela coerente e articulada com a nossa estratégia sindical. Uma estratégia que se pauta por ampliar a organização e a representação do conjunto da classe trabalhadora, a luta por direitos sociais e do trabalho e, consequentemente, pela transformação social”, defendeu a dirigente.

O economista Thomaz Jensen explicou que o movimento sindical, por um momento, cresceu rumo às grandes representações e concordou com Graça no sentido dos sindicatos entenderem que hora do movimento organizado se reaproximar do povo, das necessidades e das novas demandas deste novo momento do mundo do trabalho, em um contexto da “legalização da precarização”, vide reforma trabalhista, Mas de Bolsoanro e outras medidas de restrição de direitos.

As falas iniciais dos convidados foi seguida de grupos de trabalho, que têm a demanda de apontar saídas em diversas áreas, sendo elas: Organização Sindical, Formação; Sindicalização; Trabalho de Base; e Comunicação.

A produção dos grupos deve ser apresenta na manhã seguinte do evento, quando são debatidas no coletivo. A ideia fundamental é que os trabalhadores e lideranças do rama saiam do evento com uma estratégia consistente para esta conjuntura.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO