Fetamce realiza campanha e convoca para atividades do mês do Orgulho LGBTI+

Entidade sindical realiza seminário no sábado, 23 de junho, e coloca trio na Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, no domingo, 24 de junho

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) convoca os trabalhadores das cidades cearenses, assim como o conjunto da classe trabalhadora do Estado, para engajarem-se na Campanha Trabalhadores de Todas as Cores.

Por meio da iniciativa, é a Federação pretende promover o combate ao preconceito e à violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e outras orientações, identidades e expressões de gênero (LGBTI+), a chamada LGBTIfobia.

A campanha acontece em meio ao calendário de ativismo deste mês, onde o 28 de junho é celebrado em todo o mundo como o Dia do Orgulho LGBTI+. Duas atividades, em especial, marcam a agenda. A primeira é o Seminário da campanha, que ocorre no sábado (23/06), de 8 às 17h, no auditório da CUT Ceará. A segunda é a participação do movimento sindical na XIX Parada pela Diversidade Sexual, que acontece no domingo (24/06), a partir das 15h, com concentração na Barraca do Joca, na Av. Beira Mar de Fortaleza.

Seminário

Tratando de temas como trabalho, saúde, educação e políticas públicas para a população LGBTI+, o Seminário apontará os desafios para a superação do preconceito e o alcance da cidadania plena para este grupo historicamente carente de direitos.

Além disso, o evento trará um mergulho nos 40 anos do movimento LGBTI+ no Brasil, desde a criação, em 1978, do “Somos: Grupo de Afirmação Homossexual”, precursor da luta organizada, até os dias atuais, marcado pela despatologização da  homossexualidade e das identidades e expressões de gênero.

Parada

A iniciativa dos servidores públicos se une à programação da XIX Parada pela Diversidade Sexual, que neste ano tem como tema: “O genocídio continua! A luta é todo dia, por Dandara, Marielle e por todas!”. A Parada é uma realização do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB) e conta com as parcerias de diversas entidades, entre elas, a Fetamce.

Mais uma vez a Fetamce colocará um trio elétrico na Av. Beira Mar, que contará com apresentações artísticas, discursos de entidades do movimento sindical e fortalecimento das mensagens da Campanha.

“Entendemos que é preciso que os empregadores, sejam empresários, gestores públicos ou outros, assumam compromissos com a promoção dos direitos humanos da população LGBTI+ no mundo do trabalho. A nossa campanha é um convite à ação, portanto. Mais do que dizer não à estigmatização e à discriminação, a Fetamce convida a todos a dizer um sim à diversidade, como uma riqueza que pode adicionar valores às nossas vidas, ao ambiente de trabalho, à sociedade”, resume Rafael Fernandes, secretário LGBT da Fetamce e coordenador do projeto.

Serviço:

Seminário Trabalhadores de Todas as Cores

Sábado (23/06), de 8 às 17h

Local: Auditório da CUT Ceará (Rua Solon Pinheiro, 915 – José Bonifacio, Fortaleza – CE)

Trabalhadores de Todas as Cores na XIX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará

Domingo (24/06), de 15 às 22h

Concentração: 15h (em frente à Barraca do Joca – em frente ao Hotel Beira-Mar)

DEIXE UM COMENTÁRIO