Fetamce participa do lançamento da Campanha Salarial Nacional dos Servidores Municipais

A presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Enedina Soares, participa, nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, do lançamento da Campanha Salarial Nacional Unificada 2019 dos Servidores Públicos Municipais. O evento, organizado pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), acontece em São Paulo, a partir das 14 horas, e contará com a representação de pelo menos 15 estados.

A atividade será aberta por uma análise da conjuntura nacional conduzida por Patrícia Pelatieri, economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

De acordo com Enedina Soares, o evento permitirá a organização nacional do movimento sindical dos servidores municipais, para enfrentar os desafios do momento, com destaque para os retrocessos do Governo Bolsonaro e as adversidades enfrentadas nos municípios brasileiros.

“Temos que atuar com amplitude política, conscientização e mobilização permanente dos trabalhadores. A agenda de Bolsonaro é de enfrentamento às mobilizações populares. Tal cenário coloca o desafio da unidade, resistência e ampla mobilização dos brasileiros”, destaca a presidente da Fetamce.

A Campanha de 2019

O tema da Campanha Salarial 2019 é “Todos Juntos – Em defesa dos direitos trabalhistas e do serviço público de qualidade para o povo brasileiro”, que será destacado por meio de cartazes, adesivos, banners, camisetas, marcadores de livros, faixas, bonés, capa para fanpage e card, totalizando nove peças.

A mobilização apresenta oito eixos de luta: previdência pública e solidária; concurso público e estabilidade do servidor; direito à livre negociação no serviço público; defesa do SUS e do SUAS; educação pública, de qualidade, laica e emancipadora; defesa da democracia e dos direitos; justiça fiscal; e revogação da Emenda Constitucional (EC) 95.

No Ceará, a Campanha estadual já foi lançada, em dezembro de 2018, e usa parte das referências estéticas adotadas nacionalmente, tendo ainda adaptado o slogan para as demandas locais.

Solidariedade à greve de São Paulo

“Antes de retornarem para casa, dirigentes sindicais de todo o Brasil levarão solidariedade e apoio aos trabalhadores da prefeitura de São Paulo, que estão dando ao país um belo exemplo de resistência com a deflagração da greve geral unificada pela revogação da reforma da Previdência do Município”, diz a também cearense Vilani Oliveira, que é presidente da Confetam/CUT.

De braços cruzados desde o dia 4 de fevereiro, os servidores municipais paulistanos exigem a revogação da reforma, aprovada pela Câmara de Vereadores em 26 de dezembro, um dia depois do feriado de Natal. A reforma confiscou os salários dos trabalhadores ao aumentar de 11% para 14% o desconto previdenciário e criou uma previdência complementar, o chamado SampaPrev, para servidores contratados após a aprovação da  Lei 17.020/18, com salários acima do teto do INSS.

Pauta sindical

Na pauta da reunião da Confetam/CUT, que inicia às 8 horas da terça-feira (12), estarão a agenda nacional de 2019, que inclui a 8ª Plenária Nacional da entidade, o 13º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (Concut), a 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT e o calendário de lançamento da Campanha Salarial 2019 nos estados; a situação financeira da Confetam/CUT e financiamento sindical.

À tarde, a partir das 13 horas, os dirigentes relatarão a situação da categoria no país e darão os informes sobre a luta dos trabalhadores do Ramo dos Municipais nos estados representados na reunião. O encontro, que ocorrerá no Hotel Braston, está previsto para encerrar às 16 horas com informes gerais.

Confira o programa da reunião da direção nacional da Confetam/CUT

11 de fevereiro (segunda-feira)

14h – Abertura

Análise da conjuntura nacional com a economista Patrícia Pelatiere, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)

16h30 – Lançamento da Campanha Salarial Nacional Unificada 2019 dos Servidores Públicos Municipais

18h – Encerramento

12 de fevereiro (terça-feira)

8h – Início

Reunião da direção nacional da Confetam/CUT

Agenda nacional 2019

– 8ª Plenária Nacional da Confetam/CUT

– 13º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (Concut)

– 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT

– Calendário de lançamento da Campanha Salarial 2019 nos estados

Situação financeira da Confetam/CUT

– Lista de quites e não quites/inadimplência

– Financiamento sindical

12h – Almoço

13h – Relato dos estados

Informes

16h – Encerramento

Retorno dos dirigentes


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO