Fetamce participa da Marcha da Resistência dos povos Tapeba


Em meio a avanços e recuos na luta pelo direito à terra indígena, os povos Tapeba constroem uma história de resistência às violações de direitos humanos em Caucaia (a 15 km de Fortaleza), no Ceará. Essa história que foi lembrada na Marcha de Resistência, que aconteceu ontem, dia 3 de outubro, no Centro de Caucaia. Neste dia é comemorado também o Dia do Índio Tapeba.


A marcha lembrou as violações sofridas em mais de 30 anos de luta, o que inclui criminalização, ameaças e mortes de algumas lideranças, além da invasão da terra indígena por posseiros. Todos os anos, ela é realizada no dia em que morreu o cacique Vitor Tapeba, uma data marcante para a comunidade. Guerreiro, o cacique foi pioneiro na luta pela demarcação e pela manutenção da cultura Tapeba.


A Fetamce apoiou e integrou o evento, juntamente aos servidores públicos que atuam nos equipamentos da aldeia.


Criada em 1985 com o apoio da Pastoral Indigenista, a Acita (Associação das Comunidades dos Índios Tapeba de Caucaia) tem atuação fundamental para a retomada da terra indígena. A associação debate com a sociedade civil o histórico de lutas e resistências dos povos Tapeba. Até a década de 1980, o Ceará era dado pelos registros da Funai e por levantamento de antropólogos e missionários como um dos estados brasileiros em que não existiam mais índios.


A luta pela preservação da identidade protagonizada pelos povos Tapeba fez com que a presença indígena no estado deixasse de ser ignorada. Hoje, há o reconhecimento de que cerca de 30 mil indígenas vivem no estado, divididos entre 14 povos.


Vereador Tapeba


Mas o grande destaque da passeata neste ano foi a eleição como vereador de Caucaia de Weibe Tapeba. É o único do PT no município. Outra conquista recente dele foi obtenção do registro de advogado. Ele desponta, hoje, como uma das lideranças deste povo e dos indígenas cearenses.


Área


A área indígena Tapeba tem 5,8 mil hectares. Mais de sete mil Tapebas vivem em 17 comunidades dentro do território. Segundo eles, a área original era de 36 mil hectares.


Fonte: Fetamce

DEIXE UM COMENTÁRIO