Fetamce lança revista sobre tributação, desigualdade social e justiça fiscal

Apresentação do material aconteceu durante o Balanço Organizativo da Fetamce, que concluia o mandato 2014/2017. Foto: Marcos Adegas/Fetamce

Publicação chega à sexta edição e foi lançada no dia nove de julho deste ano, durante o IX Congresso da entidade

O debate sobre tributação, desigualdade social e justiça fiscal no Brasil é o tema da 6ª edição da Revista F, publicação editada pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), que foi lançada no dia nove de julho deste ano, durante o IX Congresso da entidade.

A nova publicação denuncia a imensa desigualdade social provocada pela concentração de renda e, sobretudo, por conta do regressivo sistema fiscal e tributário brasileiro. Em matérias recheadas de dados e informações de especialistas, entrevistas e textos de opinião, o material jornalístico mostra que a carga tributária brasileira incide principalmente sobre o consumo da população menos favorecida. Ao mesmo tempo, a revista apresenta instrumentos de diminuição das disparidades.

Capa da 6ª edição da Revista F, que trata do tema Justiça Fiscal

Mais que um material informativo, a nova edição temática da Revista F detalha a ideia de justiça fiscal, com proposição de instrumentos que são capazes de contribuir para a implementação de uma estrutura de tributação mais justa e equânime.

Entre as participações em destaque no material, está da Oxfam International, que é uma confederação de 17 organizações e mais de 3000 parceiros, que atua em mais de 100 países na busca de soluções para o problema da pobreza e da injustiça; também da Internacional de Serviços Públicos (ISP); a entrevista com a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli; e as contribuições de José Silvestre Prado de Oliveira, que é Coordenador de Relações Sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

“Tomamos a decisão política dentro da Fetamce de colocar a luta por justiça fiscal como uma das ações estratégicas da entidade. Sobretudo, porque reconhecemos que se combater a injusti­ça tributária é uma forma de angariar recursos para financiar um serviço público de qualidade e propiciar boas condições de trabalho aos servidores públicos municipais”, destaca Enedina Soares, presidente da Federação.

Para a dirigente, esta edição da Revista se converte em um grande instrumento de mobilização social e de informação pública, sobretudo porque mostra o que a velha mídia comercial quer esconder. “É nosso papel, enquanto militantes dos movi­mentos sindical e popular, denunciar as violações de direitos e o modelo opressor de Estado em que vivemos, onde o ilógico vira lógica, onde a ilusão é vendida como realidade. Onde o pobre paga mais e o rico paga menos. Onde se perpetua um regressivo e injusto sistema tributário, também sustentado por um grande esquema de sonegação e evasão fiscal. O Brasil precisa deixar de ser um paraíso fiscal para os ricos. Estamos nesta luta”, completa a sindicalista.

De acordo com o jornalista Rafael Mesquita, redator da publicação da Fetamce, no contexto de crise institucional extrema em que está mergulhado o Brasil, depois de golpes na Democracia e nos direitos, a revista é uma grande oportunidade de diálogo social, sobretudo para desconstruir ideias equivocadas sobre as tributações no país. “Esse material feito pela Fetamce promove, antes de tudo, concretização. Precisamos difundir amplamente que a busca por justiça fiscal tem como consequência a redução das desigualdades sociais. Nosso papel enquanto jornalista é realizar isso: informação de profundo interesse público e voltada para a redução das desigualdades. E a Fetamce encara essa questão como prioridade, ao produzir uma comunicação à serviço da sociedade e de combate às opressões”, enfatiza.

Acesse a Revista F – Edição 6


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO