Federação leva debate do Dia Mundial da Saúde para Potiretama


7 de abril é Dia Mundial da Saúde. Para marcar a data, a Fetamce e os sindicatos filiados realizaram programação especial em vários municípios do Ceará, construindo o chamado “Dia S – Por mais saúde para os trabalhadores”. O tema foi o debate principal de encontro realizado em Potiretama, na região do Jaguaribe.


“Estamos aqui para debater a questão dos trabalhadores da saúde, da saúde do trabalhador e reforçar a nossa participação nos debates das Conferências que tratam da temática e que devem acontecer de marco a outubro, em etapas municipais e estaduais, e em novembro, a etapa nacional da Conferência de Saúde”, destacou Barroso de Paula, secretário de saúde do trabalhador da Fetamce.


O Cerest, que é o Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador, conduziu o debate sobre prevenção em saúde no local de trabalho, com o objetivo de evitar acidentes e doenças relacionadas ao exercício profissional. “Estamos abertos para ajudar, ir aos locais de trabalho capacitar e, sobretudo, evitar que a saúde de nosso povo seja prejudicada em seu exercício profissional”, disse a representante do Cerest, Jaqueline Gomes.


Entre os participantes do evento, a necessidade de se fortalecer o debate sobre saúde para alcançar a demanda do trabalho decente no serviço público.


Além da disputa com o patrão, quando se fala de saúde na região, que é majoritariamente rural, fala-se também sobre os prejuízos causados pelo agronegócio, que é um modelo de produção agrícola de larga escala. Foi lembrado que o agronegócio, muitas vezes, utiliza técnicas não sustentáveis para o homem e para o meio ambiente.


No segundo bloco de discussões, a Fetamce levou a atualização de informações sobre o Plano Municipal de Educação, os Planos de Cargos e Carreiras da Saúde e o combate ao projeto de Lei que pode regulamentar a terceirização no Brasil.


Mas nem tudo foi discussão, a atividade contou ainda com as intervenções do Grupo Cirandas da Vida, que democratiza o debate sobre saúde e políticas públicas com intervenções baseadas na educação popular.


Acompanhe na reportagem:


 


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO