Congresso da Fetamce reúne 400 servidores municipais do Ceará e debate os rumos da categoria


Cerca de 400 servidores municipais de todo o Ceará participarão, de seis a oito de junho, no Hotel Parque das Fontes, em Beberibe, do VIII Congresso da categoria, realizado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), entidade máxima representativa dos trabalhadores do serviço público das cidades cearenses.


O evento debate os rumos da organização sindical e as metas do grupo para o próximo triênio. Realizado a cada três anos, o Congresso determina as demandas principais destes trabalhadores. Segundo Enedina Soares, presidenta da Fetamce, entre os temas a serem destacados na atividade estão: fortalecer a defesa dos direitos dos trabalhadores atacados, reforçando a luta em torno da valorização salarial e da adoção das metas do Trabalho Decente; ampliar a defesa por municípios éticos e democráticos, enfrentando o patrimonialismo que ainda resiste no Ceará; fortalecer a organização sindical, especialmente a dos trabalhadores do serviço público municipal; e potencializar a agenda pela igualdade de oportunidades no serviço público, com metas específicas para gênero, raça e etnia, geração e diversidade sexual.


O Congresso destacará ainda a manutenção e a ampliação das liberdades democráticas, com direito à homenagem a personalidades cearenses que aturam no enfrentamento ao Regime Militar. O ato “Amanhã vai ser outro dia” será realizado durante a abertura do evento, no dia seis, às 20 horas, reverenciando a atuação de Auto Filho, Inocêncio Uchoa, Ruth Cavalcanti, Rosa da Fonseca e Benedito Bezerril.


“Enquanto organização sindical classista, somos filhos da democracia. O direito de nos organizamos veio com a Constituição de 1988, a chamada Constituição Democrática. É por isso que afirmamos, nestes 24 anos de existência da Fetamce, que estamos aqui para consolidar a democracia. A nossa homenagem é muito pouco para esses guerreiros que nos ajudaram a chegar até aqui”, destacou a presidenta da Federação.


Segundo os organizadores, esse é um dos maiores eventos de trabalhadores organizados no Ceará. Ao todo, serão 30 horas de atividades científicas, com seis cursos e seis mesas temáticas, além de homenagens e lançamento de publicações, como o livro que destaca os 20 primeiros anos da Fetamce e a Revista F, que estreia a sua terceira edição, trabalhando os prejuízos do processo de terceirização para o mundo do trabalho. A programação foi elaborada pelo Conselho Diretor da Federação, que reúne representantes de todos os 146 sindicatos filiados.


PROGRAMAÇÃO:


Sexta-feira, 6 de junho:


11h      Credenciamento de delegados e suplentes


19h      Abertura oficial: Sessão em referência aos 50 anos do Golpe Militar “Ditadura Nunca Mais! Viva a Democracia”.


21h      Coquetel com Sarau Poético: “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”.


Sábado, 7 de junho:


8h        Leitura e aprovação do Regimento do VIII Congresso


9h        Sessão de homenagens: Entrega de troféu aos sindicatos e lideranças mais antigos e fundadores da APROMICE e Fetamce


9h30    Debate conjuntura Internacional, Nacional e Estadual: Graça Costa (Servidora municipal, secretária de Relações de Trabalho da CUT Nacional) e José Silvestre Prado (Coordenador de Relações Sindicais do Dieese Nacional)


12h      Almoço


14h      Lançamento da Campanha de Sindicalização


14h30  Balanço político e organizativo: Enedina Soares (Presidenta da Fetamce) e Coordenadores regionais


15h30  Mesas temáticas (exposição e aprovação de emendas ao texto):


Organização por local de trabalho e por categorias profissionais: Alex Citó (diretor do Sindicato dos Bancários)


Igualdade de oportunidades no serviço público: Luma Andrade (doutora em Educação, professora da Unilab)


Precarização do trabalho no serviço público: Marilane Oliveira Teixeira (economista, professora da Unicamp)


Controle social e democracia participativa: Rosilene Cruz (subseção Dieese na Fetamce)


Saúde do trabalhador e da trabalhadora: Regina Maciel (doutora em Psicologia pela UFRGS, professora da Unifor)


Desafios da Previdência Pública: Alba Cristina – técnica do INSS


18h      Encerramento do dia


21h      Arraiá da Fetamce


Domingo, 8 de junho:


8h        Lançamento do Comitê dos Servidores Municipais para o Plebiscito Popular Por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político


9h        Lançamento da 3ª Edição Revista F: Neoescravismo – a precarização das relações de trabalho através da terceirização


8h30    Plenária Final do Congresso


Aprovação do documento final e moções


11h30  Eleição e posse da nova diretoria


13h      Almoço e despedida das delegações


 


Serviço:


VIII Congresso da Fetamce


Data: 6, 7 e 8 de junho de 2014


Hotel Parque das Fontes (Avenida Coronel Antonio Teixeira Filho – Praia das Fontes, Beberibe – CE)


 


Assessoria de Comunicação:


​Rafael Mesquita (Jornalista, MTb CE 2432 JP)


(85) 8867.5620 – Tim


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO