Caminhada Estadual das mulheres acontece dia 8 de março


A Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce) irá realizar diversas ações alusivas a reivindicações femininas de eixos nacionais entre os dias 7 e 12, em várias cidades do Ceará. Já em Fortaleza, a Federação integra o grupo de entidades parceiras na realização da tradicional caminhada do movimento de mulheres no dia 08 de março, que será realizada a partir das 15h30, com concentração na Praça do Carmo.


A caminhada tem como o tema “Na luta pela autonomia e igualdade: contra a exploração, a violência, o machismo, o racismo e a lesbofobia”, várias entidades de mulheres e feministas sairão em alas e lançarão uma nota unificada sobre as temáticas de eixo nacional durante a passeata. Sendo elas: 


– Descriminalização e legalização do aborto; 

– Salário igual para trabalho igual; 

– Participação política e poder paritário; 

– Garantia de direitos para as trabalhadoras domésticas; 

– Fim de todas as formas de violência contra a mulher; 

– Compartilhamento das tarefas domésticas e de cuidados; 

– Creches públicas, de qualidade e de período integral;

– Contra a mercantilização dos nossos corpos e de nossas vidas. 


Segundo a presidenta da Federação, Enedina Soares, haverá uma grande mandala com os eixos a exemplo da Marcha das Margaridas. “ Nós, mulheres de diferentes coletivos organizados, teremos nossa agenda um momento  de formação  onde refletiremos sobre o impacto que o sistema patriarcal, racista e capitalista, causa em nossas vidas e no ambiente em que vivemos ”, disse. 


Cores


A presidenta pede ainda que as mulheres devem ir para a passeata com blusa cor lilás ou vermelha, lenços , bandanas e faixas, além de utilizar as redes sociais para divulgação da caminhada.


Para dar visibilidade a ala, leve bandeiras e material produzidos nos sindicatos para as ruas. Além de convidar todas as nossas mulheres dirigentes para mobilizar a sua base sindical, para participar da caminhada, levando  suas faixas e cartazes produzidos pela entidade.


08 de março é dia de luta!


No ano de 1910, após várias discussões sobre a liberdade da mulher e o direito ao voto, a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas propõe a realização  anual do Dia Internacional da Mulher. As mulheres reunidas na Conferência decidem que cabe a cada país escolher o melhor dia para as celebrações. A partir de então, nos países onde havia partidos socialistas as mulheres começaram a realizar atos para promover as bandeiras de lutas específicas das mulheres.


 


O 8 de março viria a ser fixado como Dia Internacional da Mulher a partir de uma greve iniciada naquele dia no ano de 1917, na Rússia. No dia 23 de fevereiro no calendário russo explodiu uma greve espontânea das tecelãs e costureiras de Petrogrado. Essa manifestação foi o estopim da primeira fase da Revolução Russa. Em homenagem aquela greve as mulheres socialistas de vários países do mundo passaram a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 08 de março.


 


Veja a agenda dos municipais abaixo:


 


 










DATA


CIDADE


ATIVIDADE


HORÁRIO


12/03


Aquiraz


Palestra sobre saúde do Trabalhador (a)


15:00 h


05/03


parque das Crianças na Rua Pedro I s/n Centro


Café da apresentação da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres


08:00 ás 12:00 h


 


 


 


 


07/03


Trairi


Palestra sobre os direitos da Mulher


09:00 h


08/03


Concentração Praça do Carmo


Caminhada Estadual das Mulheres


Apartir da 15:00


( à confirmar)


09/03


Ubaraja


Palestra sobre direitos das mulheres


 


09:00 h


12/03


Sindicato de Independência


Oficina de Formação Mulher no Serviço Público Municipal


18:30 h


Assessoria de Comunicação – FETAMCE


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO