17 prefeituras com repasses em risco por falta de transparência


O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) divulgou, ontem, a relação de municípios inadimplentes com o Portal da Transparência. Conforme levantamento, concluído na última sexta-feira, 17 prefeituras e 33 câmaras municipais estavam em situação irregular quanto ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação Pública. Na lista dos legislativos, está a Capital.



O TCM encaminhou a lista dos inadimplentes ao governador Cid Gomes (Pros), à Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado e à Secretaria da Fazenda (Sefaz) para adoção das medidas que forem consideradas cabíveis. Nenhum dos órgãos citado se manifestou quanto qual providencia será tomada. Caso os municípios não regularizem as situações no Portal da Transparência, o Estado pode suspender os repasses de recursos voluntários e impedir futuros convênios com essas prefeituras e câmaras.



Legislação


A lei determina que os municípios divulguem na Internet, em tempo real, informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira, por meio do Portal da Transparência.


O secretário do Planejamento de Acarape, Pedro Alcino, disse que deve haver algum equivoco no levantamento do TCM. “Nossa prestação de conta é realizada semanalmente, e garanto que está tudo regular. Mas, de toda maneira, vou verificar com as pessoas que são responsáveis por publicar todos os dados e saber o que ocorreu”. Apesar de ele fazer referência às informações semanais, a lei determina a divulgação em tempo real.


A secretária do Planejamento de Catunda, Reisleuda Lobo, também afirmou que deve haver algo errado e que está tudo regular com a prestação de contas da cidade.


Responsáveis pelas demais prefeituras citadas pelo TCM não foram localizadas ou não retornaram até o fechamento desta matéria.


Inadimplentes, segundo o TCM


Confira quais são as 17 prefeituras e 33 câmaras que não estariam em dia com a divulgação de informações:


Prefeituras

 


Abaiara


Acarape

Aiuaba


Banabuiú

Catunda


Guaramiranga

Independência


Jijoca de Jericoacoara

Limoeiro do Norte


Madalena

Miraíma


Pires Ferreira

Potengi


Potiretama

Redenção


São João do Jaguaribe

Umari



Câmaras




Abaiara


Acarape

Aiuaba


Altaneira

Antonina do Norte


Barro

Caridade


Catunda

Chorozinho


Eusébio

Farias Brito


Fortaleza

Frecheirinha


Granjeiro

Irauçuba


Itapajé

Itarema


Itatira

Lavras da Mangabeira


Madalena

Monsenhor Tabosa


Nova Olinda

Ocara


Orós

Parambu


Potengi

Quixelô


Saboeiro

Santa Quitéria


Tauá

Varjota


Várzea Alegre

Viçosa do Ceará


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO